Sua viagem ao Maranhão começando por São Luís

São Luís é uma linda e encantadora cidade fundada por franceses em 1612 e colonizada por portugueses que possui uma cultura riquíssima fruto das várias influências indígena, africana e europeia.

O acervo arquitetônico em estilo colonial português homogêneo considerado o mais bem preservado das américas fez com que a cidade recebesse em 1997 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ruas e sobrados com fachadas em azulejos originais portugueses, franceses, espanhóis e de outras nacionalidades são um encanto e ninguém resiste a uma foto ao lado deste que é um ícone de São Luís e por isso chamada de Cidade dos Azulejos. Mirantes, sacadas, vielas, becos também compõem o do bairro da Praia Grande, o mais antigo da cidade.

No mês de junho acontecem os festejos juninos em homenagens aos santos católicos São João, São Pedro e São Marçal e diversas manifestações Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá alegram e colorem toda a cidade que se transforma num grande arraial com centenas de apresentações de grupos de dança, música e comidas típicas, tradição local que encanta moradores e visitantes.

A gastronomia a base de frutos do mar é muito saborosa e as frutas típicas que nos dão suco, doces são também muito apreciados. O artesanato é muito delicado com peças confeccionadas com a palha do buriti e na Raposa você encontra belas confecções em renda de bilro, um dos poucos locais onde ainda se encontra essa arte.

E após a visita a São Luís você poderá conhecer o belíssimo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma das paisagens mais lindas do mundo localizado a 260km da capital e com bons serviços de hotelaria, transporte, restaurantes.

A histórica cidade de Alcântara é outra sugestão para o seu programa de viagens ao MA, enfim, motivos são faltam para que você decida viajar pelo Maranhão, começando por São Luís!

Passeios Turísticos em São Luís

1- City Tour em São Luís

Nossos guias levarão você para conhecer o belíssimo conjunto arquitetônico dos sécs XVIII e XIX que conferiu a nossa cidade o título de PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE pela UNESCO.

Você vai se surpreender com a beleza histórica, arquitetônica e diversidade cultural de São Luís.

O roteiro inclui:

parte moderna da cidade Av. Litorânea, Península e Espigão da Ponta D Areia e o bairro histórico da Praia Grande onde visitaremos os famosos casarões azulejados, becos, ruelas, escadarias e também;

• Palácio dos Leões
• Palácio de La Ravardieire
• Palácio da Justiça
• Praça dos Poetas
• Casa de Ana Jansen
• Catedral da Sé
• Rua do Giz
• Rua da Estrela
• Museu da Gastronomia
• Museu do Reggae
• Rua Portugal
• Casa das Tulhas, antigo mercado de secos e molhados
• Visita às lojas de artesanato

O nosso atendimento será:

• Com Guia de Turismo
• Veículo novo podendo ser de passeio, vans ou micro ônibus
• Com motorista qualificado Veículos com seguro

Recomendamos roupas leves, uso de chapéu e óculos.

As ruas do Centro Histórico são em paralelepípedos, portanto atenção ao uso de sapatos confortáveis.

Roteiro com duração de 03 horas com início 9hs ou 15hs.

Forma de pagamento: 50% na confirmação e 50% até 01 dia antes do passeio.

2- Fronhas Maranhenses com náutico – São José de Ribamar e Raposa

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR e RAPOSA, Fronhas Maranhenses com náutico. Começaremos nossa programação em São José de Ribamar, cidade balneária e centro de peregrinação religiosa dos maranhenses.

Visitaremos:

• A Basílica de São José;
• A gruta de Nossa Senhora de Lourdes;
• O Espigão Costeiro e a
• Estátua de São Jose, Santo Padroeiro do MA de onde é possível apreciar uma bela visão da Baía de São José.

Continuando a programação, seguiremos para a RAPOSA onde visitaremos as mulheres rendeiras especializadas em rendas de Bilro e faremos um agradável passeio náutico por igarapés e ilhas da região com parada para banho. A programação inclui ainda uma caminhada ecológica pelas dunas da praia de Carimã.

Informações:

O roteiro da programação depende do horário depende da tabua de maré
Parada para almoço nos restaurantes da região (não incluso)
Na Raposa o passeio é feito em barco a motor diesel, típico da região
A programação dura o dia inteiro

3- Tour às Casas de Cultura no Quilombo da Liberdade

No Tour Cultural do Quilombo da Liberdade visitaremos a Casa do Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, que conta com uma exposição de belíssimas indumentárias e instrumentos musicais. Em datas programadas será possível viver a experiência de dançar o Tambor de Crioula e eu tenho certeza que será inesquecível para você.

Em seguida visitaremos o barracão do Bumba Meu Boi da Floresta onde será possível conhecer o acervo e participaremos de uma rodada de conversa sobre esta que é a maior e mais importante expressão cultural do Maranhão.

O Reggae, ritmo jamaicano que cativou os ludovicenses não poderia ficar de fora! Visitaremos um belo salão de reggae onde ouviremos famosas melodias caribenhas e você poderá dançar na Capital Brasileira do Reggae.

Informações:

A duração do tour é de 3:30hs e inclui as visitas às casas de cultura.

Sugerimos que cada participante deixe uma simbólica contribuição às casas de cultura, pois todos da comunidade recebem os visitantes com muita gentileza e cortesia.

4- Tour Cidade Histórica de Alcântara

* Dia Inteiro Travessia de 1h de Barco

Alcântara foi sede da aristocracia rural do Maranhão quando se tornou a maior produtora de algodão da região chegando a rivalizar com São Luis. As famílias endinheiradas costumavam mandar seus filhos para estudar na Europa que por sua vez traziam os costumes e o refinamento de países desenvolvidos, o que se refletia na arquitetura dos sobrados, casarões, igrejas,pelourinho, ruas e ladeiras em paralelepípedo. A religiosidade é um aspecto muito forte em Alcântara e a Festa do Divino é a mais expressiva delas. Ao visitar Alcântara não deixe de saborear o delicioso “Doce de Espécie”, herança dos Açorianos.

Um capítulo que merece destaque é o da criação do Centro de Lançamento de Alcantara iniciado em 1982 e concluído em 1983, mas que entrou em atividade em 1989 e a escolha de sua implantação há 11km do centro da cidade histórica deveu-se pela característica geográfica de estar a 2 graus da Linha do Equador, o que representa uma imensa economia de combustível para que foguetes e satélites alcancem a órbita da terra.

O CLA é uma área militar, mas para os interessados em saber do Programa Espacial Brasileiro há um Centro Cultural Aeroespacial localizado bem na zona turística, com protótipos de foguetes, satélites e exposições e a visitação é gratuita.

Informações:

O passeio p/Alcântara é feito diariamente com saídas de barco e a duração da travessia da Baia de São Marcos é de 1h.
Saídas 9h e retorno 17h, mas pode haver alterações conforme o horário e da maré.
Use roupas leves e sapatos confortáveis.

5- Tour Naútico Ilha do Amor

São Luis é uma Ilha e neste agradável passeio a bordo de um catamarã você vai poder apreciar a cidade de um jeito diferente . Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses está cidade secular é rica em história, arquitetura, manifestações folclóricas , gastronomia dentre vários outros aspectos.

O Passeio Náutico em catamarã ocorre conforme o horário da tábua de maré. O Roteiro sai da Ponta D´Areia , Iate Clube em direção às pontes São Francisco e Bandeira Tribuzi, adentrando os manguezais do Rio Anil, retornando as margens da avenida Beira Mar, passando em frente a Praça Maria Aragão, Centro Histórico, Praia Grande, barragem do Bacanga, contornando em direção ao espigão costeiro onde finalizaremos o passeio e seguimos para o desembarque.

6- Tour Capital Brasileira da Cultura (Manifestações populares e Reggae)

Conhecida por ricas manifestações folclóricas como o Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá e muitas outras é também conhecida como a Jamaica Brasileira já que o reggae, ritmo jamaicano é muito apreciado na cidade. Este tour é para você vivenciar e experimentar um pouquinho destas expressões da nossa cultura.

7- Tour Atenas Brasileira (Praça Deodoro, Praça do Pantheon, Rua do Comercio, Largo dos Amores, Museu RFFSA)

Houve uma época de grande expressão intelectual no maranhão na poesia, prosa e jornais com os escritores Gonçalves Dias, Aluísio de Azevedo, Artur Azevedo, Sousândrade, Cândido Mendes, João Lisboa e muitos outros. A riqueza deste período será abordada neste rico passeio que começará pela parte moderna da cidade Praia da Ponta D Areia, Espigão Costeiro, Forte de Santo Antonio, Lagoa da Jansen e incluirá a bela praça Deodoro e do Pantheon, Biblioteca pública com visita interna e ao seu mirante. O conjunto arquitetônico da área também será destacado. Em seguida visitaremos a Igreja dos Remédios e o Largo dos Amores de onde é possível apreciar uma das mais belas e românticas vistas da cidade.

“……Sentir, sem que se veja, a quem se adora,Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos, Segui-la, sem poder fitar seus olhos, Amá-la, sem ousar dizer que amamos, E, temendo roçar os seus vestidos, Arder por afogá-la em mil abraços: Isso é amor, e desse amor se morre!” Goncalves Dias (1823-1864)

8- Tour aos Sítios, antigas fábricas que fizeram a riqueza do Maranhão.

A riqueza do Maranhão baseada na produção do arroz, do algodão, cana de açúcar, curtume é abordada neste passeio aos Sitios do Fisico e Piranhenga às margens do Rio Bacanga com complexos com casa grande, senzala, áreas de beneficiamento de arroz e outras várias atividades. Nesta programação voce vai entender por que o Maranhão aderiu à Proclamação da República somente em 1823, um ano após Dom Pedro I dar o grito de independência às Margens do Rio Ipiranga.  

Para mais informações e reservas entre em contato conosco

Marencanto Transporte e Turismo
✆ (98) 3227 9444 / (98) 99605 1561
 www.marencanto.com.br
✉ marencanto@marencanto.com.br
Embratur – MA 10.05.580.596.0001-60
ABAV- MA Nº 039

×